O menino que não podia morrer... Capítulo 15

domingo, 8 de abril de 2012

| | |

          O padre entrou naquela que era uma das mais suntuosas casas da cidade. Ficava num lugar afastado, quase tanto quanto o orfanato, mas em uma direção totalmente oposta. Fora ali muitíssimo bem recebido pela governanta da casa, uma senhora negra, ex-escrava, com quem tinha uma forte ligação.
          - Anamaria, preciso falar com o Bartô Scheider...
          - Padre Onório, que boas noticia traz o senhor?
          O padre sorriu, e olhou para o papel em sua mão, entregue por Gilmar.
          - Ah, minha  velha amiga, hoje o padre veio em busca de conselhos com o judeu.
          - Vixe! – A senhora riu. – Seu Bartô tá adoentado, mas o padre eu acho que ele recebe. Senta aqui, padre, sinta em casa. – disse ela ao padre, acomodando-o no sofá, e depois gritou para uma empregada – Dorotéia, traz refresco pro padre. – sorriu para o padre. – O senhor me dá licença, vou avisar Sêu Scheider.
          Ela caminha rápida por um corredor. Menos de um minuto ela volta.
          - Padre, o senhor não se incomoda de vim no quarto?
          O padre se levantou e acompanhou Anamaria, que o levou até um quarto de uma decoração sofisticada, apesar de simples. Na cama de casal estava um homem velho, com rugas que denunciavam anos de uma repetida expressão de paciência e humildade. O padre sentou num canto da cama.
          - Obrigado Anamaria. Prepare um café para o padre e eu, sim?
          - Sim senhor, com licença. – ela sai do quarto e fecha a porta. – Padre Onório, sempre me alegra recebê-lo no teto de minha família, no entanto, o feitor me havia adiantado que estava preocupado, e que havia algo de importante a tratar comigo. Como poderia ser útil?
         - Era sobre isto que queria conversar, Senhor Schneider... – disse o Padre, entregando o papel dobrado que havia recebido de Gilmar. – Um paroquiano encontrou uma gravação embaixo da cama de um enfermo, e tratava-se dessas inscrições.
          Senhor Schneider abriu o papel e encontrou ali um texto formando um hexágono, dentro dele outros dois textos. O judeu franziu o cenho. Girava o papel lentamente.
          - Gravado como?
          - No assoalho, a madeira fora gravada com esse texto, que me pareceu hebraico...
          - Sim, é hebraico... Antigo...
          - Em uma enfermaria. Uma criança adormecida por longos meses, alimentada com caldos, banhada com panos. O que me parece é ser uma simpatia pagã, algo do gênero. No entanto, as pessoas que poderiam ter feito isso mal são alfabetizadas em português.
          - Enfermaria? Isto está no ambulatório da cidade? – perguntou Sr. Schneider.
          - Na verdade, não. Sabe aquele orfanato? Um garoto, doze ou treze anos. Uma das senhoras sempre faz de suas mandingas para cuidar das crianças.
          - Isto aqui está sob a cama de uma criança adoecida? – o judeu perguntou, com um olhar sério.
          - Sim. Consegue ler? – indagou o padre.
          - Consigo. Como descobriu isto?
          - O caseiro do orfanato encontrou e me trouxe. Algo incrível aconteceu, Bartô, quando ele me mostrou esta reprodução. Um vento escancarou as portas da igreja e apagou o círio pascal. Isto não é comum, as portas são pesadas, e o senhor bem sabe que a qualidade da cera e do pavio do círio pascal é inquestionável. Mas diga-me, o que está escrito?
          - Aqui diz... – e ele recitou em hebraico, a reprodução que Gilmar fizera da gravação. As cortinas começaram a agitar-se, e uma nuvem cobriu o sol inteiramente. – Em português, em uma tradução improvisada e leviana é algo como:
          “Este espírito é levado para o inferno. Com a mão direita do pai Beliel;  mão esquerda do príncipe Baal, sua alma alimente a fome do pai Beliel, seu espírito receba o espírito do príncipe Baal. Nossa idade para vós, tua sabedoria para nós. Este sangue para Belzebu, esta carne para o Cão.”
          Os dois assustaram-se com o som da bandeja de prata e as xícaras de café que Anamaria derrubara no chão, aterrorizada com o que acabara de escutar.

2 comentários:

Adilson disse...

A ilustração é de dar arrepios.
O texto grava do por Gilmar, nem se fala...
"Bóra lá que tá" ficando bom.

Junior disse...

que medooooooo

Postar um comentário

About me

About Me


Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auctor, nisi elit consequat ipsum, nec sagittis sem nibh id elit. Duis sed odio sit amet nibh vulputate.

Popular Posts

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *

Navigation-Menus (Do Not Edit Here!)

My Instagram